Quase dois anos passados sobre a estreia do EV5, já em comercialização no sudeste asiático, a Kia revela esta terça-feira a versão "europeia" do SUV 100% eléctrico.
Construído sobre a plataforma modular E-GMP com arquitectura eléctrica de 400 volts, segue as pisadas estéticas do EV9 nos 4,61 metros que tem de comprimento, com as formas poligonais repletas de arestas a darem-lhe uma forte personalidade.
A frente minimalista é distinguida pela assinatura luminosa Star Map, também presente atrás, numa proposta definida por uma linha de cintura muito vincada e por uma área envidraçada generosa.
O modelo convencional pode ser equipado com jantes em liga leve de 18 e 19 polegadas, sendo esta última medida própria para a versão GT-Line decorada com pára-choques específicos, sendo de 20 polegadas para o mais desportivo EV5 GT.
Um lounge a bordo
O habitáculo apresenta-se como uma espécie de lounge graças aos 2,75 metros que separam os dois eixos, com a bagageira de 566 litros a ser complementada pelos quase 45 litros de espaço disponíveis sob o capô.
Sobre o tabliê ressalta um painel longitudinal, como no EV9, a comportar a instrumentação e o ecrã multimédia, ambos de 12,3 polegadas, separados por um visor de cinco polegadas para a climatização, mas com o sistema a poder ser controlado por botões.
A Kia assinala ainda que o SUV dispõe de sistemas de assistência à condução de última geração, controláveis através dos botões no volante, assim como as funcionalidades V2L para alimentar dispositivos eléctricos, e V2G para devolver energia à rede eléctrica.
218 cv de potência
O Kia EV5 chega às estradas europeias com uma motorização de 160 kW (218 cv) e 310 Nm passados às rodas dianteiras, alimentado por uma bateria NMC de 81,4 kWh para 530 quilómetros de autonomia combinada.
O recarregamento de dez a 80% do acumulador em corrente contínua faz-se em redor dos 30 minutos a uns máximos 150 kW ou até 11 kW em corrente alternada.
O SUV tem chegada prevista ao Velho Continente no Outono, ficando por saber a data em que chegará aos concessionários nacionais e por que valores.
Já segue o Aquela Máquina no Instagram?
Artigos Relacionados
Estes artigos podem interessar: